PT | EN

Actualização Covid-19 em Portugal junho 2020

Publicado por: Multicargo em 2/jun/2020 9:23:06

Quando comparamos o comércio internacional de bens em março de 2020 com dados do mesmo mês do ano anterior podemos observar uma quebra de (-)13% nas Exportações e de (-)11.9% das Importações. Esta situação acaba por ser transversal a praticamente toda a economia Nacional, com especial incidência no sector do turismo onde os números apontam para uma redução de cerca de (-)59.2% no mês de março quando comparado ao mês de março do ano de 2019.

Tudo isto resulta num impacto no volume de negócios em Portugal de 76.7%.

Por outro lado, a economia Portuguesa começa a reativar  passando de 15.2% de empresas temporariamente encerradas na 2ª quinzena de abril para 9.7% na 1ª quinzena de maio.

Um dos sectores com maior expectativa relativamente ao seu retorno ao normal funcionamento é o das companhias aéreas. É esperada a reabertura e o regresso aos céus, mas com menos rotas disponíveis, a TAP anuncia que vai voltar a voar com 27 voos semanais até ao final do mês de junho, com este avanço a empresa pretende retomar 19% do que era a sua operação normal durante o próximo mês de julho com cerca de 247 voos semanais.

Por terra as fronteiras permanecem encerradas até 15 de junho, tendo sido alargada a possibilidade de passagem aos trabalhadores sazonais com relação laboral comprovada documentalmente juntando-se estes aos já autorizados trabalhadores de transportes e suas tripulações, e profissionais de saúde.

 

Por via marítima a circulação de mercadorias permanece no seu normal funcionamento e os cruzeiros voltam a desembarcar em Portugal a partir de dia 15 de junho.

 

Pordata

Autor: Multicargo

Tópicos: COVID-19, economia