PT | EN

Grupagem versus Cargas Completas

Publicado por: Multicargo em 29/jun/2016 16:59:39

Grupagem_vs_Cargas_completas.jpg

Quando contratar uma empresa de Transportes e Logística para garantir o transporte de mercadorias para um determinado destino, provavelmente irá deparar-se com a seguinte questão: Qual o tipo de carregamento mais adequado para a minha carga? Será melhor optar por um serviço de grupagem ou por um transporte de carga completa?

Pois bem, não existe uma opção melhor do que a outra, mas sim um serviço que se pode adequar melhor às características da sua carga. Por este motivo, é importante perceber quais os principais aspetos que distinguem um serviço de grupagem, também conhecido por LCL (Less than Container Load), de um serviço de carga completa ou FCL (Full Container Load), de forma a fazer a escolha mais acertada.

De um modo geral, grupagem (LCL) e carga completa (FCL) são termos que caracterizam os dois principais tipos de transporte de cargas em contentores.

Caso possua mercadoria suficiente para encher um contentor na totalidade ou caso queira que a sua carga viaje sozinha, mesmo que o espaço não seja completamente preenchido, deve optar por um transporte de carga completa. Esta alternativa pode não ser a mais interessante do ponto de vista económico, especialmente se tiver pouco volume para transportar, no entanto, os tempos de trânsito são, geralmente, mais reduzidos e a carga fica menos suscetível a danos, considerando-se que este serviço garante maior segurança.

Caso não tenha carga suficiente para encher um contentor e também não esteja disposto a pagar o espaço sobrante, então contratar um serviço de grupagem, será provavelmente a melhor alternativa. Se não houver qualquer impedimento a que a sua mercadoria seja transportada no mesmo contentor com outras mercadorias diferentes, esta opção poderá ser monetariamente mais interessante, uma vez que os principais custos do transporte são distribuídos pelos diversos exportadores ou importadores. No entanto, pode ocorrer que o contentor só seja enviado quando estiver completo, o que pode aumentar o prazo de entrega de uma encomenda.

Agora que já conhece as principais diferenças, vantagens e desvantagens associadas aos serviços de grupagem e de cargas completas, já pode tomar uma decisão mais informada quando contratar o transporte das suas mercadorias.

Consulte ainda o nosso ebook "5 Pontos a considerar antes de escolher a sua empresa de Transportes e Logística"

5 pontos a considerar antes de escolher a sua empresa de transportes e logística Um guia conciso que o ajuda a escolher a empresa de transportes e logística que melhor se adequa às suas necessidades. (7)

Download ebook

Autor: Multicargo

Tópicos: Noticias Multicargo