PT | EN

O Potencial do Brasil no Mercado das Exportações

Publicado por: Francisco Martins em 27/jan/2017 19:03:47

O Potencial do Brasil no Mercado das Exportações

O Brasil, de nome oficial República Federativa do Brasil, é o maior país da América do Sul e o quinto maior do mundo. A sua população é superior a 200 milhões de habitantes. O país é limitado a este pelo Oceano Atlântico, com uma orla costeira superior a 7400 quilómetros, o que se traduz num enorme potencial turístico, devido à grande quantidade de praias. O Brasil faz fronteira com todos os países da América do Sul, com a exceção do Chile e do Equador.

O país esteve sob o domínio português desde 1500 até 1822, razão pela qual esta é a sua língua oficial, contrariamente à maioria dos países do subcontinente sul-americano.

A economia do Brasil

O Brasil é uma república constitucional presidencial federal e tem a sua constituição atual desde 1988. Graças ao elevado número populacional e ao forte fluxo de investimentos estrangeiros diretos, o Brasil tem um potencial de crescimento extremamente elevado. É por isso, que é um dos países pertencentes ao BRIC, juntamente com a Rússia, India e China, países emergentes, que se destacam no cenário mundial pelo seu desenvolvimento e que se prevê que venham a competir globalmente com os Estados Unidos da América em importância económica.

Internamente, as empresas nacionais e estrangeiras são tratadas de igual forma e os custos de mão-de-obra são consideravelmente baixos. Em contrapartida, os impostos são consideravelmente elevados.

Com o propósito de aumentar o crescimento económico, em março de 1991, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, juntaram-se para assinar o Tratado de Assunção e criar o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). O principal objetivo deste bloco sul-americano foi proporcionar a construção de uma consolidação económica, política e social entre os países membros, colaborando para reduzir as assimetrias entre os Estados que o constituem. Atualmente, todos os países da América do Sul fazem parte deste bloco, como Estados Parte ou como Estados Associados (atualmente a Venezuela encontra-se suspensa). Se o MERCOSUL fosse um país, seria a quinta maior economia do mundo, com um PIB de 3,2 $ (US) biliões.


Exportação, importação e recursos

Na era colonial, as principais exportações brasileiras eram o açúcar e o algodão, às quais se juntaram no séc. XIX, o couro, a borracha e o café. Por volta do ano de 1900, o Brasil representava mais de metade da exportação de café a nível mundial, e em 1920, o café ainda constituía 75% das suas exportações. Ao longo da última década, o Brasil expandiu a sua economia para outro tipo de bens, tais como veículos, têxteis, calçado, aço e soja.

Para além destes produtos, atualmente, as principais exportações do Brasil são produtos agrícolas e de mineração. O facto de ter cerca de um terço das reservas mundiais de minério de ferro, faz com que seja o segundo maior exportador deste recurso no mundo. No primeiro lugar do “pódio”, temos a Austrália como maior exportador de minério de ferro, com um volume de 50%, logo seguida do Brasil com 22%.

Os principais destinos das exportações do Brasil são a China e os EUA, com volumes de 18% e 12%, respetivamente. Estes dois países são simultaneamente, a principal origem das importações do Brasil, com um volume de 16% e 15%, respetivamente.

De Portugal, o Brasil importa principalmente os seguintes produtos: azeite puro (20%), petróleo (12%), peças de aviões (7,2%), maçãs (4,7%), peixe congelado (4,5%), fornos industriais (3,6%) e vinhos (3,4%).

Para além destes, existem outros produtos que se podem ser uma oportunidade de as empresas portuguesas exportarem para o Brasil. No topo das maiores importações que o Brasil faz da China e dos EUA, estão produtos que podem ser agrupados num grande grupo, o das Máquinas. Este grupo de produtos é, por sua vez, o que também apresenta maior volume nas exportações portuguesas, englobando produtos, tais como: telefones, circuitos integrados, turbinas a gás, válvulas, transmissões, unidades de disco digital, motores elétricos, etc.

Outros bens que podem ter potencial de exportação para o Brasil, são os Metais, os Plásticos/ Borrachas e os Têxteis, uma vez que estes produtos são responsáveis, respetivamente, por 6%, 5,6% e 3,2% das importações do Brasil. Estas categorias de produtos são bem conhecidas dos portugueses, e não é por acaso:

  • Os Têxteis são a 3ª categoria de produtos mais exportada por Portugal, correspondendo a 10% das exportações portuguesas;
  • Os Metais são a 5ª categoria de produtos mais exportada por Portugal, correspondendo 7,6% das exportações;
  • Plásticos/ Borrachas são a 6ª categoria de produtos mais exportada, correspondendo a 6,8% das nossas exportações.

 

Quer exportar para o Brasil? Veja o nosso "Guia Básico do Exportador" para saber quais os passos a seguir! 

Guia_bsico_do_Exportador_PT.png

Faça já o Download 

Autor: Francisco Martins

Francisco Martins é atualmente Operacional de Exportação da Multicargo, controlando as operações de exportação marítima de contentores completos (FCL), estabelecendo contactos diários com várias companhias de navegação e com uma vasta rede de agentes internacionais que a Multicargo tem à sua disposição. Colabora com a Multicargo desde Junho de 2015.

Tópicos: Exportação, Brasil