PT | EN

O Que é o Transporte Multimodal?

Publicado por: Rui Pinto em 22/jun/2016 18:04:04

Transporte_Mudimodal.jpg

O Transporte Multimodal é a articulação de vários modos de transporte, de forma a tornar as operações de transporte mais rápidas e eficazes.

Neste transporte são necessários mais do que um tipo de veículos para conduzir a mercadoria até ao seu destino final, podendo ser utilizados desde camiões, comboios, navios, aviões ou outro tipo de meio de transporte necessário para a entrega.

A vantagem do Transporte Multimodal é a combinação mais eficiente de múltiplos modos de transporte, optimizando prazos, reduzindo custos de inventário e mantendo, por isso, os custos das mercadorias controlados. A combinação resulta também numa elevada sustentabilidade ambiental, reduzindo a pegada ecológica do transporte.

Apesar de a multimodalidade ser defendida pelos ambientalistas e alguns especialistas de transporte de mercadorias, pode implicar uma acumulação de custos pela utilização de interfaces modais, como o transbordo, o handling e outros. Pode-se, no entanto, contratar uma Empresa da Transportes e Logística que faça o interface entre os vários tipos de transporte, sem que o Importador e o Exportador se envolva nessas trocas.

Para trajetos mais complexos, ou exploração mais minuciosa da relação qualidade/preço de cada troço do transporte, a opção multimodal constituiu uma hipótese a considerar, frequentemente a única, sobretudo de e para países que não confinam com o mar.

Vantagens do Transporte Multimodal:

  • Centralização da responsabilidade num único operador de transportes;
  • Aproveitamento da experiência internacional, tanto no transporte como nos procedimentos burocráticos e comerciais;
  • Ganhos de escala nas negociações dos transportes: 
    • Melhor utilização da infraestrutura disponível e de modais mais eficientes, focados na redução de custos;
    • Redução dos custos indiretos (por exemplo com recursos humanos).

Saiba mais sobre os vários tipos de transporte: 

Prós e Contras dos 3 Tipos de Transporte Aéreo Prós e Contras do Serviço Terrestre 4 dos Principais Portos Europeus para Transporte Marítimo
mockup-multicargo-infografia-pros-contras-3-tipos-servicos-aereos-PT.png mockup-multicargo-infografia-pros-contras-3-tipos-servicos-terrestres-PT.png 4_dos_Principais_Portos_Europeus_-_Mockup_-_PT.png
Quero a Infografia Quero a Infografia Faça já o Download

Autor: Rui Pinto

Rui Pinto é atualmente Diretor Operacional da Multicargo, supervisionando todas as operações da empresa e contribuindo para o desenvolvimento de novos serviços e soluções à medida dos clientes da empresa. É colaborador da Multicargo desde o seu início, em 2010.

Tópicos: Noticias Multicargo