PT | EN

Qual a importância dos Incoterms®?

Publicado por: Eva Kerekes em 30/nov/2016 13:02:41

Icoterms2020

O que são os Incoterms®, e por que precisamos deles?
Os Incoterms® foram criados em 1936 pelos peritos da Câmara Internacional de Comércio (ICC), da qual faziam parte advogados e profissionais do comércio, com a ideia de criar um conjunto de regras internacionais para a interpretação dos termos comerciais mais usados nos negócios estrangeiros. As regras dos Incoterms® são um padrão reconhecido internacionalmente e são utilizadas em todo o mundo quando se trata de contratos nacionais e internacionais para a venda de mercadorias.

Como é que os Incoterms® facilitam o comércio?
Através do uso dos Incoterms®, pode manter-se afastado de erros caros, decorrentes de interpretações erradas, uma vez que as tarefas, custos e riscos envolvidos na entrega dos bens do vendedor para comprador, são todos clarificados. As regras Incoterms® são reconhecidas pela UNCITRAL, o principal órgão jurídico das Nações Unidas no campo do direito comercial internacional.

O conceito de regras Incoterms® nasceu em 1921 e entrou em vigor em 1936. Com o passar do tempo, as práticas comerciais, os tipos de bens e transportes e as leis internacionais tornaram-se cada vez mais elaboradas, portanto as regras Incoterms® precisam de ser regularmente alteradas pelos peritos em comércio.

As regras já foram modificadas seis vezes desde 1936, para se manterem atualizadas com o desenvolvimento do comércio internacional. A versão mais recente, denominada Incoterms® 2020, entrou em vigor em 1 de Janeiro de 2020. As 11 regras Incoterms® 2020 são apresentadas em duas classes distintas, sendo uma a das regras para qualquer modo ou modos de transporte: EXW, FCA, CPT, CIP, DPU, DAP, DDP, enquanto a outra consiste nas regras para o transporte marítimo e fluvial: FAS, FOB, CFR, CIF.


Para ter uma ideia melhor, consulte a nossa Infografia para obter informações mais detalhadas sobre as regras Incoterms®. 

Veja a infografia

"A importância dos Incoterms®"

Ver infografia

Autor: Eva Kerekes

Eva Kerekes é a Gestora de Relações Internacionais da Multicargo, que trata da numerosa rede de contatos internacionais que a Multicargo tem à sua disposição. Para além, do contacto diário com os agentes internacionais, ela também representa a empresa nas diversas conferências no exterior.

Tópicos: Incoterms