PT | EN

Relações entre Portugal e o Brasil

Publicado por: Rui Pinto em 18/jan/2017 12:20:44

Relações entre Portugal e o Brasil

O primeiro contacto entre os dois países ocorreu no ano de 1500, com a chegada do navegador português Pedro Álvares Cabral ao Brasil, porém, podemos dizer que as relações, de facto, começaram a partir de 1822, quando o Brasil passou a ser uma nação independente.

A dimensão histórica que liga o Brasil a Portugal torna desnecessário justificar a proximidade entre ambos os países. Para além de continuarem vinculados por uma língua comum, atualmente os dois países partilham uma relação privilegiada, pois existe um interesse mútuo em reforçar fluxos de comércio e de investimento.

Este interesse bilateral, continua a fazer-se sentir apesar da crise económica internacional, cujos efeitos não afetaram as relações entre Portugal e o Brasil num contexto comercial e económico. Pelo contrário, destas relações resultam números muito positivos:

- O Brasil ocupa o sétimo lugar no que se refere ao investimento estrangeiro direto em Portugal;
- É o quarto principal destino de investimento direto de capitais por parte dos portugueses no estrangeiro;
- E conta já com cerca de 600 empresas portuguesas estabelecidas no seu território.

Não obstante estes dados satisfatórios, as relações entre os dois países vão muito para além das trocas comerciais. O intercâmbio de estudantes é uma prática que já tem séculos de existência e as universidades portuguesas são dos principais destinos dos bolseiros brasileiros. Só na Universidade de Coimbra existem cerca de 2123 brasileiros, incluindo estudantes e investigadores.

Apesar da distância geográfica, Portugal e o Brasil são países muito próximos. Em 1906, os portugueses que viviam no Rio de Janeiro correspondiam a 16% da população dessa cidade, sendo considerada, até aos dias de hoje, como a maior “cidade portuguesa” fora de Portugal.

Por vezes, a proximidade entre Portugal e o Brasil não é muito bem compreendida pelos próprios portugueses e brasileiros, fruto de preconceitos e pelo desconhecimento da história comum. A verdade é que não há qualquer razão para desentendimentos entre as duas comunidades. De facto, é tão profunda a ligação entre Portugal e os países de língua oficial portuguesa, que em 1996 foi criada a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), da qual hoje fazem parte, para além de Portugal e o Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A criação desta Comunidade de países lusófonos, só demonstra a afetividade e a herança histórica existente entre os vários países integrantes e Portugal, e as várias iniciativas levadas a cabo, têm como objetivo reforçar os tradicionais laços de solidariedade e fraternidade já existentes.

Tendo em consideração que o Brasil é um país com elevado potencial para as nossas exportações, a Multicargo reforçou a sua excelente parceria naquele território, para que assim, possa aproveitar todas as oportunidades desse mercado, e expandir o seu negócio.

Quer exportar para o Brasil? Veja o nosso "Guia Básico do Exportador" para saber quais os passos a seguir! 

Guia_bsico_do_Exportador_PT.png

Faça já o Download 

Autor: Rui Pinto

Rui Pinto é atualmente Diretor Operacional da Multicargo, supervisionando todas as operações da empresa e contribuindo para o desenvolvimento de novos serviços e soluções à medida dos clientes da empresa. É colaborador da Multicargo desde o seu início, em 2010.

Tópicos: Noticias Multicargo, Brasil