PT | EN

Seguros de Transporte: O que é e como funciona?

Publicado por: Vera Soares em 12/jul/2016 12:57:36

Seguros_de_Transporte_O_que__e_como_funciona-759436-edited.png

Quem trabalha diariamente com o transporte de cargas sabe os perigos que as estradas e os vários meios de transporte oferecem e, por isso em logística, necessitamos cada vez mais de adotar técnicas de gestão de risco.

Com o aumento da criminalidade em praticamente todo o mundo, fazer um seguro de carga já se tornou quase imprescindível para qualquer transporte internacional de bens e mercadorias. Só na Europa, mercadorias no valor de muitos biliões de euros são perdidas ou roubadas todos os anos. Apesar do aumento significativo da segurança e da eficácia das soluções de transporte, danos ou perdas de mercadorias podem ocorrer devido a causas externas.

Na Europa, a responsabilidade dos prestadores de serviços de transporte rodoviário é normalmente limitado pelas normas CMR (convenção relativa ao contrato de transporte internacional de mercadorias por estrada). No entanto, no caso de uma perda ou dano, esta responsabilidade não é, frequentemente, representativa do valor real das mercadorias.
Assim, no transporte de bens e mercadorias, a contratação de seguros de transporte específicos para o comércio internacional é fundamental, pelo que o risco de roubo, furto e perda da carga por acidente é um fator que deve fazer sempre parte da ponderação dos custos finais de comercialização.

A responsabilidade pela contratação do seguro de transporte é determinada pelo tipo de contrato de compra e venda que foi efetuado, de acordo com os incoterms. Neste contrato, deve estar previsto de quem é a responsabilidade pela contratação do seguro e a partir de que momento. A falta de compreensão dos contratos, bem como dos detalhes e seus termos, leva muitos exportadores e importadores a assinarem os documentos, mesmo sem saberem exatamente com o que estão a concordar.

Conforme já dito anteriormente, ter um seguro de carga fará com que o cliente e o fornecedor tenham a garantia de que, caso a carga seja roubada ou furtada durante o percurso, haverá um reembolso. Além disso, o seguro também protege contra danos causados durante o percurso, por exemplo, em caso de acidente com o navio.

A contratação de seguros de transporte é importante para que as empresas cumpram a legislação, garantam mais segurança aos seus clientes e tenham a certeza de que, caso haja algum prejuízo decorrente de um acidente, os danos serão reparados e os valores serão ressarcidos.

Além de garantir o reembolso em caso de prejuízos oriundos de roubo ou acidente, a contratação do seguro também dá mais credibilidade às empresas, tornando-se assim um fator diferenciador do mercado. Ou seja, para um cliente vale mais contratar uma empresa que já negociou o transporte das mercadorias com o seguro incluído, do que ter que negociar com uma outra empresa e desembolsar mais pelo seguro de transporte.

Faça já o download "Guia Básico do Exportador"

Faça já o Download

Autor: Vera Soares

Vera Soares é Técnica Superior de Higiene e Segurança no Trabalho e Auditora Coordenadora de Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9000. Desde 2014 que colabora com a Multicargo como Consultora da Qualidade, apoiando a empresa na implementação de programas em matéria de Qualidade e de Segurança, verificando a conformidade dos sistemas de gestão da empresa. Mais recentemente, tem-se dedicado ao desenvolvimento do projeto de certificação de Operador Económico Autorizado (AEO).

Tópicos: Seguros de Transporte