PT | EN

Tipos de Seguros de Transporte: Como saber qual o mais adequado?

Publicado por: Pedro Paulo em 22/jul/2016 15:29:47

Tipos de Seguros de Transporte: Como saber qual o mais adequado para o seu negócio?

A contratação de um seguro de cargas é uma premissa do transporte que é seguida praticamente em todo o mundo. Geralmente as seguradoras oferecem dois tipos de seguros de transportes, a apólice de furto ou roubo e, a de acidentes. Um dos principais motivos é o fato de as empresas poderem ser ressarcidas em casos de furtos, roubos, sequestros de veículos e acidentes.

Toda a carga em circulação deve estar coberta, pelo menos, por duas categorias de seguros diferentes: o seguro de transportes propriamente dito, que é contratado pelo comerciante da carga e o de responsabilidade civil, que é contratado pelo transportador.

A segunda categoria, de responsabilidade civil, possui vários tipos de cláusulas que garantem ao transportador o reembolso de indeminizações, caso ele seja obrigado a pagar para reparar danos ou a perda da carga que transportava. As operações de carregar e descarregar as mercadorias, em todos os meios de transporte, precisam de cobertura adicional.  

Tanto em transportes nacionais como nos internacionais, o seguro de carga cobre os prejuízos causados a bens e mercadorias durante o seu transporte por vias marítima e/ou fluvial, terrestres e aéreas, ou ainda em percursos que utilizam mais de um meio de transporte (percurso multimodal). Os proprietários das mercadorias habitualmente contratam um seguro multimodal ou intermodal para se protejerem contra riscos que podem ocorrer em todos os meios de transporte que forem utilizados para o transporte da carga, durante todo o percurso, desde a origem ao destino final, além da indeminização para eventuais perdas e danos à mercadoria.

No caso dos transportes nacionais, as apólices podem ser avulsas, ou seja, a contratação pode ser feita individualmente para cada viagem. Independente de o proprietário da mercadoria ir transportá-la em frota própria ou através de um serviço subcontratado, a garantia do seguro é total, cobrindo danos e prejuízos ocorridos durante a viagem e também roubos e furtos.

O seguro de transporte internacional é a modalidade de seguro de carga utilizada para o comércio exterior, sendo os termos do contrato de comercialização que irão definir a responsabilidade pelo seguro. Este seguro deve ser contratado de acordo com o risco da viagem e as condições de compra e venda negociadas (incoterms). É também necessário que a apólice siga as regras dos contratos de importação/exportação, que variam de acordo com a legislação de cada país. Na prática, a cobertura é a mesma do seguro nacional, deve-se apenas estabelecer os critérios exigidos pelo país de destino com a seguradora.

Algumas seguradoras oferecem diferentes modalidades de seguros de carga com diversos benefícios adicionais para o gestão do risco em logística. Cabe ao contratante avaliar as ofertas e decidir sobre qual plano é o mais adequado para a sua realidade.

Podemos assim afirmar que os seguros são muito importantes no transporte de cargas e que só geram benefícios para o proprietário da mercadoria e para os seus clientes.

Artigos relacionados:  

Seguros de Transporte: O que é e como funciona?

Grupagem versus Cargas completas 

Autor: Pedro Paulo

Pedro Paulo é atualmente Coordenador de Importação da Multicargo, acompanhando e controlando as operações de importação marítima, aérea e terrestre e desenvolvendo soluções à medida dos clientes da empresa. É colaborador da Multicargo desde o seu início, em 2010.

Tópicos: Seguros de Transporte