PT | EN

Transportes Internacionais Low Cost – Expectativas vs. Realidade

Publicado por: Rui Pinto em 27/abr/2017 11:31:03

arrow-394143_960_720.jpg

Nos dias de hoje, assistimos a uma busca incessante por serviços de transporte cada vez mais baratos, da parte dos players do mundo da logística. Muitas vezes esta busca é apenas o reflexo de um pensamento errado, de que menor custo significa mais lucro, mas raramente analisando todos os requisitos que devem ser satisfeitos pelos serviços de transporte contratados.

Na realidade, se aprofundarmos esta abordagem dos transportes internacionais low cost, chegamos à conclusão de que, na grande maioria dos casos, o barato sai caro, ao incluirmos nos cálculos custos que não são reconhecidos no momento da adjudicação do serviço:

- Tempo. Tempo é dinheiro e um serviço low cost quase sempre ocupa mais tempo do que um serviço premium, tendo por isso dois custos associados:

  • Valor que um colaborador custa à entidade durante o tempo dispendido no serviço,
  • Valor acrescentado que um colaborador deixa de criar devido ao tempo desperdiçado na prestação do serviço, por estar ocupado com a cordenação e o controlo dos fluxos de transporte;

- Cadeia de Abastecimento. Custo para uma entidade, resultante das falhas expectáveis que podem ocorrer num serviço low cost, que pode ser de dois tipos:

  • Custos tangíveis, ou seja, despesas bem conhecidas e que podem ser estimadas de um modo bastante preciso. Por exemplo, multas e penalizações resultantes de atrasos nas entregas ou incorporações;
  • Custos intangíveis, ou seja, despesas/perdas que não conseguimos mensurar com precisão e que normalmente são avaliadas por estimativa. Por exemplo, quebra de confiança de um cliente.
A equipa da Multicargo é constituída por profissionais de serviços logísticos que atuam em toda a cadeia de abastecimento, sempre focados nas reais necessidades dos seus clientes e agentes, estudando cada situação e apresentando as soluções mais adequadas às suas expectativas.

No transporte marítimo, onde geralmente se crê que, essencialmente, os serviços são todos idênticos, podem identificar-se facilmente alguns fatores pelos quais nos diferenciamos:

  • Regularidade das saídas,
  • Tempo de trânsito bem definido,
  • Nível de burocracia existente,
  • Qualidade dos serviços prestados.

No transporte aéreo, onde a rapidez e fiabilidade são essenciais, podem evidenciar-se os seguintes fatores diferenciadores:

  • Capacidade garantida,
  • Simplificação de rotas,
  • Melhores soluções de carga,
  • Otimização do tempo de entrega. 

A fidelização dos nossos clientes e parceiros, ao longo dos tempos, demonstra que a eficiência da Multicargo na prestação de um leque de serviços próprios, personalizados e a preços competitivos, é o segredo do nosso sucesso!

eBook "Impacto da contratação de uma empresa de Transportes e Logística"

Impacto-da-contratacao-de-uma-empresa-de-transportes-e-logistica.jpg

Download eBook

Autor: Rui Pinto

Rui Pinto é atualmente Diretor Operacional da Multicargo, supervisionando todas as operações da empresa e contribuindo para o desenvolvimento de novos serviços e soluções à medida dos clientes da empresa. É colaborador da Multicargo desde o seu início, em 2010.

Tópicos: Transportes Internacionais