PT | EN

Turquia - Vantagens do Transporte marítimo.

Publicado por: Tatiana Pereira em 7/abr/2020 9:31:28

A Turquia é atualmente o 13º maior fornecedor de Portugal tendo como base a importação de bens da categoria de veículos e tratores, ferro fundido, aço e algodão.

A Turquia possui uma economia maioritariamente baseada na  industria transformadora constituída  pelo sector alimentar, industria automóvel, industria de maquinas e metais e ainda o  sector têxtil, sendo estas industrias o motor económico de crescimento Turco aliadas ainda aos recursos e reservas minerais.

Em 2019 foi registado um crescimento no PIB de 0.7%, não sendo imune ao efeito do novo coronavirus esperasse agora uma redução neste crescimento que acaba por ser transversal a quase todo o mundo.

O governo Turco já respondeu á situação actual com um conjunto de medidas com vista a minimizar o efeito do vírus, o País adopta uma postura optimista de que a economia irá evoluir positivamente novamente.

A Turquia exporta sobretudo veículos máquinas e equipamentos mecânicos, ferro, aço, vestuário e acessórios de malha bem como equipamentos eléctricos.

A movimentação de mercadorias é parte fundamental no que toca à economia e à sociedade de consumo. Assim sendo, cada vez mais, escolher o melhor modo de transporte é uma fase de elevada importância.

Ao longo do período 2015-2019 a balança comercial entre Portugal e a Turquia apresentou um crescimento a nível de importações de cerca de 21.5% ao ano.

Deparamo-nos assim com a importância e as vantagens do transporte de mercadorias por via marítima:

O transporte de mercadorias por via marítima, torna-se uma mais valia devido à sua versatilidade pois adequa-se a qualquer tipo de carga, tem capacidade de deslocar cargas de grandes dimensões e grandes volumes, é um meio bastante seguro e viável devido a todas as regras/normas de segurança internacionais e tem grande cobertura global. Todas estas vantagens com o menor custo possível associado.

Tudo isto não é apenas bom para o importador e/ou exportador como também ajuda em questões ambientais visto ser um dos meios de transporte de mercadorias menos poluente e anulando a necessidade de transportes rodoviários entre países irmãos.

A decisão de utilizar serviços marítimos pode representar uma escolha chave para o seu negócio sendo Portugal um país no centro do Atlântico, que possui uma fronteira marítima bastante extensa.

Saiba mais acerca de como esta opção o pode beneficiar no seu negocio!

Tópicos: Transporte Marítimo, Logística, Logistics, Importação, Turquia