PT | EN

INCOTERMS 2020 – O que muda?

Publicado por: Ricardo Santos em 2/mar/2020 14:00:00

No dia 1 de janeiro de 2020 entraram em vigor os novos Incoterms 2020 que vieram substituir os Incoterms de 2010. Apesar dos Incoterms 2020 serem em muito semelhantes à versão anterior, as alterações introduzidas vêm trazer uma maior clareza na distribuição dos custos do transporte entre o vendedor e o comprador.

Os que são Inconterms?

Os Incoterms existem desde 1936, foram criados pela Câmara de Comércio Internacional e são facilitadores das operações comerciais. Devem ser acordados entre as partes responsáveis pela transação comercial, servindo de guia entre as mesmas no que diz respeito à responsabilidade de cada uma nos diferentes momentos do transporte da mercadoria.

Os incoterms são, habitualmente, apresentados por três letras.

O que muda com os Inconterms 2020?

  • DAT (Delivery At Terminal) passou a designar-se DPU (Delivered at Place Unloaded)
  • FCA pode ser combinado com o Bill of Lading (BL), ou seja, o BL pode passar a ser responsabilidade do vendedor
  • CIP passa a requerer um nível de cobertura de seguro de carga mais elevado - Institute Cargo Clauses (A), enquanto CIF mantém o nível de cobertura de seguro de carga - Institute Cargo Clauses (C)
  • O vendedor ou o comprador podem utilizar os seu próprios meios de transporte para transportar as mercadorias (não têm a obrigatoriedade de entregar o transporte a uma terceira parte)

Icoterms2020

 

Tópicos: Dicas, Export, Logística Internacional, Incoterms, Maritime shipping, International Logistics, Import