PT | EN

O Potencial da Irlanda no Mercado das Exportações

Publicado por: Rui Pinto em 29/set/2016 10:58:31

Dublin_Port_dusk.jpg

A Irlanda está situada no Oceano Atlântico, e faz parte das Ilhas Britânicas. O mar da Irlanda é o que a separa da Grã-Bretanha. Está dividida em Irlanda do Norte e República da Irlanda desde a Partição em 1921. A Irlanda do Norte faz parte do Reino Unido.

Como uma nação insular, a Irlanda está fortemente dependente da indústria do transporte marítimo. A maioria das maiores companhias de navegação, estabeleceram operações/ escritórios na Irlanda (NOL, MSC, d'Amico Società di Navigazione S.p.A.).

Carregando 99% do volume do comércio exterior da Irlanda, todos os 10 portos irlandeses, são uma parte crucial da sua infra-estrutura (portos de Cork, Drogheda, Dublin, Dundalk, Dun Laoghaire, Galway, New Ross, Shannon Foynes, Waterford e Wicklow). Aproximadamente dois terços do tráfego portuário da Irlanda, efectua-se no Porto de Dublin.

A economia doméstica tem recuperado e crescido, superando a recessão económica de 2009. O desemprego tem diminuido nos últimos três anos, uma vez que a economia continua a fazer crescer os postos de trabalho. A Irlanda foi nomeada em 2015, a economia que mais cresce na Europa, pelo 2º ano consecutivo. O elevado PIB per capita da Irlanda indica que os níveis de vida e de produtividade económica estão entre os mais altos do mundo.

Atualmente, em 2016, os EUA são o maior mercado de exportação da Irlanda atingindo 20% do volume total das exportações, enquanto o Reino Unido é o país responsável por 38% das importações do país. A Irlanda tem mais investimentos estrangeiros dentro de suas fronteiras do que investimentos no estrangeiro.

As exportações encontram-se no ponto mais alto de sempre, impulsionadas quer pelos produtos quer pelos serviços. Composição das exportações (2013): Farmacêutico e químico - 28%; Serviços de Informática - 22%; Serviços comerciais - 12%; Serviços financeiros - 10%; Dispositivos Médicos - 6%; Máquinas e Transportes - 6%; Alimentos e Bebidas - 5%; Outros produtos - 11%.

Têxteis de preparação, roupas e uma grande variedade de produtos agrícolas (como nabos, cevada, batata, açúcar de beterraba e carne de bovina) também são exportados.

A Irlanda é o maior exportador mundial de software. Google, Microsoft, Apple, IBM, Dell, Intel, Motorola, Oracle, Lotus, e Boeing Computer Services, todos têm uma sede/centros regionais na Irlanda. Desde 2015, 25% dos computadores da Europa são feitos na Irlanda.

Factos interessantes: 

• A Irlanda tem a população mais jovem da Europa, com 33,6% abaixo dos 24 anos.

 • A população da Irlanda é de 4,7 milhões. Mais de um quarto da população total vive na zona de Dublin. Outras grandes cidades são Galway e Kilkenny. Cerca de 80 milhões de pessoas irlandeses vivem em todo o mundo: nos EUA, no Reino Unido, Canadá, Austrália, Argentina, Nova Zelândia, México, África do Sul, Estados do Caribe e na Europa continental.

• A "nação verde" está empenhada em combater as alterações climáticas, é um país líder na introdução de políticas para melhorar o meio ambiente.

• A língua gaélica irlandesa ainda existe e é utilizada.

Precisa de ajuda para exportar os seus produtos?

Consulte o "Guia Básico do Exportador"

 Faça já o Download

Autor: Rui Pinto

Rui Pinto é atualmente Diretor Operacional da Multicargo, supervisionando todas as operações da empresa e contribuindo para o desenvolvimento de novos serviços e soluções à medida dos clientes da empresa. É colaborador da Multicargo desde o seu início, em 2010.

Tópicos: Exportação